domingo, maio 19, 2024
Editorias

Descobrindo novos horizontes

Descobrindo novos horizontes

Perfis de Instagram promovem rolês na cidade e exploram a gastronomia e o turismo para além do convencional

Maria Clara Rezende

As redes sociais transformaram a maneira como compartilhamos e exploramos lugares para conhecer. Entre essas plataformas, o Instagram, pertencente ao grupo Meta, é um fomento às tendências, especialmente para perfis que promovem destinos não convencionais, gastronomias autênticas e experiências culturais enriquecedoras para os seguidores.

Os perfis dos “roles” gastronômicos e culturais no Instagram têm encantado e convidado os seguidores a conhecerem lugares deslumbrantes e, muitas vezes, desconhecidos. Nesse movimento, a intenção é clara: promover uma fuga dos destinos comuns e proporcionar uma jornada de descobertas por locais novos e diferentes. Essa tendência não apenas cativa os amantes da culinária e da cultura, mas também incentiva um diálogo enriquecedor entre viajantes e habitantes locais. À medida que as redes sociais se tornam plataformas para compartilhar experiências autênticas, os “roles” gastronômicos e culturais emergem como guias virtuais, incentivando uma exploração mais profunda e significativa do mundo ao nosso redor.

Com um projeto de trabalho do curso de Jornalismo, Paloma Morais criou o perfil “Pula BH”, inicialmente, para fazer uma cobertura em tempo real dos bloquinhos de Carnaval. A estrutura, divida em grupo, foi feita por diversas redes sociais, tais como: X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e o monitoramento de todas as redes. Ademais, a criadora por tanta influência e pedido dos amigos começou a publicar onde estava indo, tornando o “Pula BH” um guia virtual para aqueles que buscam atividades culturais e gastronômicas.

O nome “Pula BH” surgiu com a ideia de divulgar o que iria acontecer na cidade e alertar amigos sobre a localização da estudante durante os eventos. Assim, com a referência voltada ao Carnaval, chegou ao nome “Pula”, do verbo “pular” na folia. O sucesso do perfil durante o Carnaval, com uma avalanche de seguidores, o que levou Paloma a estender a vida do projeto para além da festividade carnavalesca, mantendo a página do Instagram como um hobby contínuo, refletindo a intenção de pular para fora do comum, divulgar eventos na cidade e compartilhar descobertas de lugares únicos e pouco explorados em Belo Horizonte.

Foto: Logomarca do perfil "PulaBH" - Arquivo Pessoal

Portanto, o perfil Pula BH não se limita a destinos turísticos populares. Explora locais menos conhecidos e incentiva os seguidores a descobrirem lugares inusitados, baratos e divertidos. Desde eventos gratuitos no Mineirão, como a apresentação da Orquestra Sesiminas com Samuel Rosa, até espaços culturais pouco explorados, o perfil oferece uma ampla variedade de opções de destinos apresentada aos seguidores, proporcionando uma experiência única a cada post.

Já o perfil “Onde comer e beber, dicas gastronômicas” é dedicado à experiência de compartilhar não apenas pratos, mas também a atmosfera, os valores dos pratos, a história e a cultura que envolvem cada estabelecimento visitado. Esse perfil vai além do paladar, oferecendo aos seguidores uma jornada única através das experiências culinárias. 

Foto: perfil no Instagram de dicas gastronômicas divulga muito legais autênticos em BH - Arquivo Pessoal

Os criadores do perfil, Luísa Dalcin e Rafael Sette, são amantes da gastronomia, e revelam que a ideia surgiu da paixão por explorar novos sabores e descobrir a riqueza cultural por trás de cada refeição. Luísa é sommelier de cerveja, e possui uma vasta experiência no universo do lifestyle, enriquecendo ainda mais as postagens do perfil. 

A ideia de criar a página surgiu com o estímulo de amigos que, conhecendo a afinidade do casal com a gastronomia, instigaram a compartilhar suas descobertas e experiências no repertório culinário. Assim, o casal, ambos jornalistas, trouxe para o projeto não apenas o prazer de degustar novos pratos, mas também uma abordagem fundamentada na apuração e na apresentação cuidadosa de cada local. 

Esse compromisso com a qualidade da informação não apenas enriqueceu o repertório de Luísa e Rafael, mas também proporcionou aos seguidores uma experiência mais profunda, informada sobre os lugares e as culturas gastronômicas exploradas, principalmente com uma didática apurada para comunicar essas experiências nas redes sociais.

A promoção dos posts, tanto do “Pula BH” quanto do “Onde comer e beber, dicas gastronômicas”, acontece por meio do engajamento orgânico. Com o conhecimento de quem é o público, sobre o que quer saber e o que eles gostam na hora de sair e comer. Luisa destaca a importância de interagir com a comunidade, compartilhar o conteúdo colaborativo com outros perfis e fazer uma estratégia de publicações de posts. “Pode existir um conteúdo que eu ache que é legal de ser publicado, mas que é só para mim e não para o meu público e o nicho. Além do conhecimento e fazer um conteúdo de qualidade, agregar a um serviço útil, informativo e saber se adaptar aos algoritmos do Instagram”, ressaltou Luísa.

O alcance de público é construído através da autenticidade e do engajamento. Paloma, do Pula BH, destaca a importância de manter uma presença ativa, responder aos seguidores e estar aberta a sugestões. Além disso, filtra os anúncios e parcerias que chegam a ela por meio de releases, e-mails e directs, priorizando a relevância nas colaborações alinhadas com a essência do perfil e para a relevância e interesse dos seguidores. “Eu penso muito mais em uma estratégia em manter a minha base informada, responder as mensagens que recebo no direct é fundamental para manter o meu público conectado a uma pessoa por trás da tela. Além da seleção em proporcionar os eventos que estão acontecendo em Belo Horizonte, que são muitos, e mesmo assim pouco divulgados”, reforçou Paloma. 

Com uma abordagem única, os perfis “Pula BH” e “Onde comer e beber, dicas gastronômicas” conquistaram um amplo e engajado público na plataforma digital.  A cobertura diversificada de eventos culturais, gastronômicos e descobertas de lugares pouco explorados em Belo Horizonte, realizada pelos perfis, atraiu seguidores por experiências autênticas e se revelou uma ferramenta valiosa para viajantes em busca da verdadeira essência da capital mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *